IWA
faça o que eu digo mas não o que eu faço !
Iwa, pode ser traduzido como caráter, nestes últimos anos vemos este termino muito presente nos discursos referentes ao Isese, muitos repetem a palavra Iwa sem disporem do real entendimento sobre o que seria caráter para a filosofia de Orisa, outros mesmo entendendo, fazem uso de Iwa para passar uma imagem sacra de si mesmos, caindo na mais profundamente na hipocrisia, quando nos referimos a caráter, sempre é algo interno, ou seja, é algo que cada indivíduo deve cultivar dentro de si, segundo a ótica de Ifa, Iwa seria aquele combustível que aproxima o homem das divindades, em definitiva o caráter do homem representa o que ele é, e isto vai muito além do que ele aparenta, Iwa está sempre alinhado com o conceito de honestidade, retidão e entendimento.
Podemos diversificar basicamente do caminho para nos referir a Iwa, a saber, Iwa rere (bom caráter) e Iwa buuku (má caráter), analisando estas duas áreas, podemos entender que Iwa sendo o caráter vai estar sujeito ao modo de emprego que lhe outorgue, não é algo inato em ninguém e sim um aspecto humano que é mudável e dinâmico, em outras palavras, todo praticante de Orisa deve a melhora sistematicamente para evoluir espiritualmente e por consequência se aproximar mais as divindades.
Ifa ensina que os Orisa só apoiam os que falam a verdade, isto pode ser achado no corpus de Osa alawure, tomar a verdade como filosofia de vida, é o caminho que nunca nos levara a lugares afastados de Olodumare, porque na verdade, a única coisa na qual este emite juízo do homem em sua conduta.
Viver bem contemplado pelos Orisa nos torna o que na nossa cultura chamamos Omoluwabi, para fazer uma analogia simples, poderíamos dizer que Omoluwabi pode significar ser um bom filho de deus, adquirir este status tem inúmeros benefícios, pois, um Omoluwabi vive amparado espiritualmente e nunca e rejeitado, suas suplicas sempre são ouvidas e seus pedidos são manifestados, além dos privilégios espirituais, um Omoluwabi tem também privilégios sociais, características que o tornam um bom filho do criador, faz como que esse tipo de personalidade seja requerido pela sociedade em diferentes âmbitos, pois uma das características mais notórias do Omoluwabi é que sempre construí, nunca destruí, consciente ou inconsciente sempre vai ter uma atitude positiva, ele indistintamente da situação aporta e ajuda a Olodumare a melhorar o mundo.
No sentido contrário ao conceito de Omoluwabi, temos o que se conhece como Elenini, a definição de Elenini pode ser opositor, são aquelas pessoas que tem um caráter destrutivo, tanto para eles mesmos como para os demais, Elenini normalmente é preso de sentimentos que potencializam seus defeitos, e em alguns casos parecem indivíduos dependentes de sua própria vaidade, ego e mediocridade, é muito fácil reconhecer eles, são pessoas que tem uma forte vocação para o errado, e normalmente enxergam a realidade desde uma ótica totalmente afastada dos parâmetros normais de ética e moral, só que existe um padrão que sempre se repete, Elenini para lograr seu objetivo, podem aparentar camuflando sua falta de caráter muito bem, ele precisam ter pessoas perto nas quais jogar todas suas frustrações e limitações.
Neste segundo grupo, também adentram as pessoas omissas, Ifa descreve este fato no Odu Ogbe fun onde diz que existem três tipos de pessoas, os que fazem e contribuem (Omoluwabi), os que destrói (Elenini), e por últimos aqueles que não constrói nem destrói, são omissos, mas essa mesma omissão contribui na tarefa dos Elenini, por tanto, indiretamente também são Elenini.
A realidade hoje mostra que o culto ao Orisa cresce e não evolui, justamente porque se tem uma falsa concepção instalada pelas mesmas figurinhas de sempre, onde todo mundo achara aquilo que procura, quando na verdade Orisa só propõe, aquilo que precisamos e muitas vezes nem sabemos o que é, a ideia de mercado no universo de Orisa, atenta contra o funcionamento adequado e fluido das coisas, onde os Elenini conduzem outros Elenini, e utilizam Iwa como uma ferramenta de acobertamento, uma fantasia , levando na frente um sistema onde ele se coloca como exemplo que não é, e muitas pessoas atestam qualidades morais que não tem, acredito que agora pode se entender o porquê do texto, pois para resumir, o sistema instalado, se baseia no “Faz o que eu digo, mais não no que eu faço”.
O último parágrafo do texto quero dedicar a todos aqueles que estão em procura de um caminho sério, onde certamente muitas coisas ouvidas e observadas não concordam com a realidade do que lhes foi passado, não desistam, porém não se apressem, pois, o êxito sempre se acha após um fracasso.
Que os irunmole juntem os bons com os bons, e se encarreguem dos ruins que levam as pessoas boas pelo caminho do engano e a deriva espiritual.
Ire oo
Akogun Fasola
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